Talheres: saiba qual a posição ideal!

18 fevereiro 2019     Acompanhamentos

Em praticamente todos os dias da semana, estamos reunidos em torno de uma mesa almoçando ou jantando e a pergunta que normalmente fica é: qual a melhor posição dos talheres na refeição?

Apesar deste hábito de sempre comermos ao lado de nossos familiares ou amigos, com frequência, esta dúvida vem à tona.

Ou seja, ainda parece ser complicado organizar a mesa quando temos um jantar formal e queremos caprichar mais na apresentação!

Sem dúvida, a menos que você trabalhe com eventos ou dá aulas de etiqueta, já se perguntou isso diversas vezes.

Inegavelmente, um dos primeiros questionamentos que temos é: o garfo tem que ficar à esquerda ou à direita do prato? E a faca?

Muitos afirmam que tanto faz o lugar da colher, o que importa é que a sopa esteja boa.

No entanto, os especialistas em bons modos  afirmam que não adianta ter uma comida sensacional se o visual para servi-la não for caprichado.

Ou seja: determinar, de forma assertiva a posição dos talheres na refeição, conta muito para uma boa apresentação.

Primeiramente, é bom que se saiba: o almoço combina com um estilo mais leve e informal.

Onde se posiciona os talheres?

Da mesma forma, para responder a grande dúvida da maioria a respeito dos talheres: o garfo fica à esquerda do prato e a faca, à direita, com a lâmina voltada para dentro do guardanapo.

Contudo, se o encontro exige informalidade, é certo colocar os talheres dentro de um guardanapo.

Em primeiro lugar, a regra é dispor as peças em distâncias geometricamente iguais, ou seja, se você iniciou a disposição dos talheres com distância de um ou dois centímetros, um do outro, siga

sempre a mesma medida.

Na sequência, pense que a lógica está na utilização das peças. Ou seja, o que é servido primeiro fica sempre para fora ou em cima. Já as peças utilizadas por último, são colocadas mais para dentro.

Já que é usado primeiro, o prato de salada e peixe tem que estar em cima do prato que receberá a refeição principal.

Este, deve ser posto embaixo do prato de salada, de acordo com a ordem em que a comida é servida.

Em seguida, os outros pratos devem ficar dispostos da mesma maneira que os do almoço, sempre respeitando-se a ordem em que serão degustados, do frio para o quente.

Eventualmente, se for usado, o sousplat tem que ficar embaixo tanto do prato de salada, como também da refeição principal.

Ao mesmo tempo, a taça de água fica à direita e acima dos pratos, à esquerda da taça de vinho. Já a taça de espumante fica pouco acima dos outros dois copos.

Os talheres de sobremesa permanecem acima do prato principal vindo primeiro a colher, depois o garfo e a faca.

A ordem dos talheres

Sobre o posicionamento adequado do serviço principal, a sequência será: talheres da salada colocados à esquerda e para fora, logo após e para dentro, talher de peixe e prato principal.

As facas são dispostas à direita e primeiro estará a faca de peixe, depois a do prato principal.  Se você servirá um caldo ou sopa, a colher será colocada junto às facas, à direita.

O guardanapos feitos de tecido, utilizado em eventos mais formais, devem ser colocados sobre o prato ou do seu lado esquerdo.

Eles são a peça chave se você quer impressionar, principalmente se optar por uma dobradura especial e elegante!

Importante lembrar: ao sentar, abra o tecido e deixe-o sobre o colo. Ali ele fica, até o final da refeição. Caso seja necessário se levantar antes do término da refeição, pode deixar o guardanapo

sobre a cadeira.

Contudo, se os guardanapos forem de papel, conserve-os sobre a mesa, dobrados do lado esquerdo.

Uma vez que a comida é servida e você começa a utilizar os talheres, eles não devem mais encostar na mesa. “Repousam” dentro do prato, mesmo quando não são usados.

As duas melhores referências para saber a posição dos talheres na refeição, podem ser seguidas de dois modos: a americana afirma que se corta os alimentos com a faca na mão direita e segura-se

o garfo na esquerda.

Ao terminar de cortar, deixe-a descansando na borda do prato, mantendo a cerra da faca para dentro.

Na sequência, segura-se o garfo com a mão direita e pega-se os alimentos que quiser, sem auxílio da faca. Os canhotos permanecem usando a mão esquerda.

Ao cortar mais alimentos, segure novamente o garfo com a mão esquerda. E ele descansa do mesmo lado pelo qual se come. 

A etiqueta europeia de boas maneiras

Seguindo a etiqueta europeia de boas maneiras, a faca é segurada com a mão direita e o alimento que será levado à boca tem que ser conduzido pela mão esquerda mesmo. Não é preciso, neste

caso, mudar de lado.

Os alimentos devem ser pegos com os dentes do garfo para baixo e, do mesmo modo, o utensílio fica apoiado no prato. Aqui, ajuda-se a colocar comida no garfo com a contribuição da faca.

Ao descansar os talheres, o garfo é deixado ao lado esquerdo, dentro do prato, e a faca no lado direito. Sim, eles podem se encostar e se cruzar no meio do prato! Permite-se fazer isso para falar ou

então para beber.

De modo algum, conversa-se ou se gesticula com talheres na mão.

Ao passo que, ao finalizar a refeição, troque o lugar dos talheres, deixando garfo e faca alinhados do lado direito, na posição correspondente aos ponteiros 3 e 4 do relógio. A cerra da faca deve

estar sempre para dentro e o garfo embaixo da faca.

Não há necessidade de se utilizar todos os talheres. Os que não forem usados, ficam no mesmo lugar de origem.

De maneira idêntica, as taças também são colocadas na ordem da maior para menor sendo: água, vinho tinto e vinho branco.

Em encontros formais, haverá, em diversas ocasiões ainda um copo em formato “Flute”, destinado aos espumantes.

Lembre-se: seguramos os copos pelas hastes e sem deixar o dedo mínimo se levantar.

Do mesmo modo, a sopa deve ser saboreada pelo lado da colher. Ao finalizar, a mesma é deixada no prato auxiliar, servido sob o principal.

Já o pão, naturalmente, é comido com as mãos. Não deve ser cortado com faca.

Não use facas para cortar massas!

Não se deve utilizar facas para comer massas. Sirva-se apenas usando o garfo. Se for necessário, uma colher poderá ser útil para ajudar a comer. Mesmo as massas que precisam ser fragmentadas,

têm que ser fatiadas com garfo.

Se a refeição for feita com peixe, recorra aos talheres certos: garfo com três pontas, ou o convencional, e a faca sem cerras.

Sobremesas consideradas moles como cremes, gelatina, pudins e sorvetes devem ser consumidas com uma colher.  Na sequência, apoie-a no prato ou pires que veio embaixo do pote.

Folhas, como por exemplo a alface, não podem jamais serem cortadas ou picadas, somente se forem servidas assim.

O ideal é fazer trouxinhas utilizando garfo e faca e, então, leve-as à boca. Caso as folhas estejam muito grandes, corte-as ao meio e faça, então, duas trouxinhas.

Se forem servidos aperitivos como canapés e legumes cortados, os mesmos não exigem o uso talheres. Pegue-os com as mãos mesmo.

A característica do serviço exige mudanças no modo de se servir. E, naturalmente, também, a posição dos talheres na refeição.

O serviço mais requintado de todos é o francês e normalmente é utilizado em encontros especiais. Nele, os empregados, obrigatoriamente, exibem uniformes impecáveis.

Neste caso, a bebida é servida pelo lado direito das pessoas.

Normalmente, há uma entrada, como a salada e, depois, o prato principal disponibilizado pelo lado esquerdo dos participantes, que se servem a partir da travessa maior, usando os utensílios que

acompanham o prato.

Os bufês americano e à inglesa

No bufê à inglesa, os pratos são oferecidos em uma mesa auxiliar. Ou, então, já vêm prontos da cozinha, cobertos por uma cloche, que, naturalmente, será retirada pelos garçons.

Por último, no bufê ou jantar americano, as travessas com alimentos são colocadas em uma mesa grande e não é comum ter um garçom para auxiliar os convidados.

Ao se servir, segure o prato com o jogo de talheres e o guardanapo. Para isso, utilize somente os utensílios da mesa. Jamais faça uso dos seus talheres para pegar alimentos em travessas ou

bandejas.

Não é muito educado cortar todos os alimentos de uma vez só. Faça isso à medida que levar os pedaços de alimentos à boca.

E tenha uma boa refeição!



O que você achou deste post?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)







Comentários

Mais populares