Receitas para as crianças: uma delícia de diversão

25 janeiro 2019     Baby & Kids

Já pensou que gostoso seria preparar receitas para as crianças? Ou melhor: já cogitou levá-las para a cozinha, já que as férias estão perto do fim e você já não sabe mais como entretê-las?

Com certeza, deixar os pequenos fazerem parte da rotina das suas tarefas, como cozinhar, é uma excelente pedida.

Vocês se divertem juntos, eles curtem e você ainda sai no lucro, já que não haverá sobrecarga com tanto trabalho em casa para fazer.

Além disso, o mais importante é que, fazer receitas para as crianças se distraírem vai te aproximar deles e, o que é melhor: elas vão adorar! Basta, somente, saber orientá-las.

A presença da garotada na cozinha pode trazer grandes benefícios. Exercita-se a matemática fracionando as porções com a pesagem de ingredientes,e a medida dos ingredientes.

Da mesma forma, com alguns acessórios divertidos também é possível entretê-los. E, falando nas receitas, vamos a elas?

Pizza de frigideira

Acima de tudo, fácil de fazer e uma delícia para comer, a pizza de frigideira é uma das preferidas entre as receitas para as crianças, elas montam a pizza. Isso vai trazer muita diversão para as

crianças.

Dois discos de pizza de frigideira levam: Uma xícara de chá de farinha de trigo, uma colher de sopa de azeite, uma colher de café de sal e, água morna.

Misture a farinha, o sal e o azeite e utilize água quente aos poucos, até que desgrude da mão. Caso erre o ponto, é fácil corrigir: acrescente mais

farinha. Agora, sove por cerca de três minutos. Caso não saiba sovar, é só ir amassando que também dá certo.

Em seguida, divida a massa em dois e abra o lado mais fino que puder. Como trata-se de massa rústica, não há necessidade de deixar muito redonda. Na verdade, você pode fazer no tamanho e

formato que achar melhor.

Posteriormente, ponha a massa em fogo médio, em uma frigideira antiaderente, e quando estiver dourada de um lado, vire. Tire do fogo, coloque a cobertura que deseja e volte ao fogo para assar a

massa do outro lado. Está pronta!

Muffin salgado

Sem dúvida alguma, fazer um muffin salgado vai entreter (e deliciar) os pequenos. E, com certeza, eles podem ajudar muito!

A receita é fácil, ao invés da massa, o muffin leva pão de forma picado. É leve, saboroso e dá para adicionar os ingredientes que você achar adequado.

Os componentes dessa que também é uma das mais pedidas receitas para as crianças são:

Três fatias de pão de forma, sem casca; cinco fatias de queijo mussarela; cinco fatias de presunto; uma colher (café) de orégano; dois ovos; meia lata de creme de leite sem soro; sal, pimenta-do

reino e salsinha.

A receita rende seis unidades e não dá muito trabalho. Corte o pão em cubos; a mussarela e o presunto, corte em pedaços e junte ao pão. Misture os ovos com creme de leite e orégano. Tempere

com sal, pimenta-do-reino e salsinha. Junte aos demais ingredientes.

Coloque em formas para cupcake ou forminhas de empada. Asse em forno preaquecido, em 180ºC, por entre 10 a 20 minutos (depende da potência do forno a ser usado).

Biscoitinho para crianças 

Acima de tudo, se a ideia é divertir e entreter as crianças e fazê-las participarem de tarefas da cozinha, não resta dúvida de que o biscoitinho maravilha se encaixa direitinho neste panorama. Esta

iguaria derrete na boca e tem somente quatro ingredientes!

Certamente, é uma das receitas mais divertidas para as crianças, pois elas podem brincar de modelar figuras divertidas!

E quando se retira do forno, e elas observam o “fruto” do seu trabalho, sem dúvida alguma, ficam encantadas!

O biscoito maravilha não leva muita gordura, e tem pouco açúcar. Nem farinha de trigo, somente amido. Fora tudo, é bem fácil de fazer.

Além de um ovo, são necessários: 70g de manteiga ou margarina, meia xícara de chá de açúcar mascavo e amido de milho até chegar ao ponto ideal.

Deixe a manteiga amolecer em temperatura ambiente e misture com o ovo e o açúcar. Adicione o amido até ficar uma massa lisa, semelhante àquela massa de modelar de criança. A quantidade

certa vai depender do tamanho do ovo.

Contudo, é bom ter uma caixa grande amido de 500gr para não passar sufoco. Permita que as crianças façam (brinquem) no formato do biscoito que elas desejarem. Isso é livre!

Asse em forno preaquecido em 200ºC, porém fique de olho já que assa rápido, entre 12 a 20 minutos. Retire quando começar a dourar levemente.

Receitas para as crianças: cuidado com acidentes!

Certamente é necessário ter amplo domínio da cozinha para poder monitorar o trabalho das crianças no local,  ainda mais quando elas têm idade inferior a 12 anos.

Cabe ressaltar: dividir os trabalhos na cozinha com filhos, sobrinhos, netos, amigos dos amigos não é tarefa apenas das mulheres!

Pelo contrário: os homens devem estar presentes e estimularem este tipo de prática, ou seja, dividir o trabalho na cozinha com as crianças.

E com certeza, o objetivo de cozinhar com as crianças é levá-las para que se divirtam, aprendam, brinquem, enfim passem o tempo e passará a ser um entretenimento que os pequenos não irão

esquecer, uma atividade interativa, que integra crianças e adultos.

Cuidados até 3 anos

Inegavelmente, é sempre obrigação do adulto que está comandando as receitas, ficar muito atento às crianças, principalmente quando lidamos com objetos com lâminas, com as altas

temperaturas do fogo, do forno, para que não ocorram acidentes.

Acima de tudo, não se pode descuidar das crianças nem um minuto. E leve sempre em conta que cada uma delas tem habilidades diferentes!

Antes de mais nada, há de se pensar nas tarefas que combinam com a sua faixa etária e adaptar os trabalhos a serem feitos e divididos de acordo com cada uma das crianças.

Com toda a certeza, caso tenham 3 anos, normalmente irão gostar de misturar os ingredientes.

O recomendável é dar para as crianças uma colher de silicone, que não irá machuca-las e também uma tigela que seja grande.

Deste modo, não haverá desperdício dos ingredientes (como uma mistura de bolo, por exemplo). Por mais que a tarefa delas seja pequena, sem dúvida, elas irão se sentir importantes e motivadas.

No entanto, há muitos modos de atrai-las e envolvê-las enquanto cozinhamos. É nesta fase que as percepções dos pequenos dominam a diversão, seja no tato, no olfato ou mesmo no paladar.

Tarefas dos 3 aos 6 anos

Inegavelmente, uma criança nesta faixa etária já é capaz de se envolver com receitas na cozinha, porém desde que elas sejam fáceis de fazer e que as tarefas possam ser feitas de forma rápida. Isso

cabe, lógico, ao adulto escolher e delegar os trabalhos, é importante que a criança realize a parte dela sozinha.

Igualmente, uma tarefa gostosa para uma criança nesta idade é fazer a salada. Permita que ela rasgue as folhas de alface, acrescente os tomates e outros elementos já previamente preparados em

seus lugares, da maneira que a criança achar mais divertida e até bonita.

Dos 7 aos 11: ajuda para valer!

Sem dúvida alguma, crianças que têm 7 e 11 anos já podem ajudar muito na cozinha. Nesta fase, já conseguem ler as receitas que serão feitas e usar alguns itens como espremedor de alhoamassador de batatas.

Também já é um período que podem aprender a usar facas simples, como as de mesa, ensine a elas cortarem alimentos macios porque são mais fáceis e mais seguros, como frutas ou pães.

Assim como bolos e biscoitos já podem ser feitos por elas, tendo somente a supervisão de um adulto.

No geral, quando já estiverem entrando na pré-adolescência, dos 12 anos para cima, já podem aprender a usar aparelhos como fogão, mixer, batedeira, micro-ondas, entre outros.

Certamente, se nesta faixa etária, eles começarem a aprender as manhas da cozinha, terão uma experiência importante, que poderá fazer toda a diferença em sua vida deste momento em diante.

Caso adquiram vivência na cozinha, terão algumas habilidades e farão vários pratos sem qualquer supervisão adulta.

Importante: só ajude caso eles pedirem. Caso contrário, deixe eles trabalharem sozinhos, com autonomia, na cozinha.

Dicas ao fazer as receitas para as crianças 

  1. Deixe a cozinha limpa, organizada e segura. Cada coisa deve estar em seu lugar antes das crianças chegarem. Tudo que não será usado, deve ser guardado.
  2. Tire os fios do seu alcance. Afaste das beiradas os equipamentos sem utilidade. Atente-se: os pequenos gostam de puxar o que não está ao seu dispor para espiar.
  3. Cozinha limpa e arrumada oferece menos riscos para as crianças. Também é ótimo exemplo para elas.
  4. É interessante ensiná-los a lavar as mãos, algo necessário para quem vai mexer com alimentos.
  5. Da mesma forma, planejar o que será feito é importante! Tenha tudo a mão: tanto utensílios, como ingredientes que serão usados.
  6. A receita deve se adequar à idade dos pequenos: não faça nada difícil com eles.
  7. A respeito das facas, os cortes mais difíceis devem ser feitos pelos adultos, os mais fáceis, por elas. Respeitando-se, claro, a limitação de faixa etária das crianças.
  8. Do mesmo modo, fale todos os perigos que uma cozinha representa. Opte por descrever cada objeto e o seu funcionamento, antes que, de fato, as crianças mexam com eles.
  9. Outro cuidado essencial é em relação ao ovo cru: não permita que as crianças passem o dedo na massa do bolo. Ovo cru é uma das principais vias para que se pegue infecções por bactérias. Uma dica é que elas experimentem o bolo quase pronto, como se fossem as “provadoras oficiais”.

Todo mundo deve participar

Mesmo que tenha filhos em diversas faixas etárias, chame-as para te ajudarem na cozinha, será uma ótima chance de mostrar que o trabalho em equipe funciona e a aproximar e aumentar a

amizade entre elas.

Falando em amigos, caso as crianças tenham colegas que possam dormir à noite em sua casa, eles são bem-vindos a prepararem o lanche da escola, e também, eventualmente, a dividir as tarefas

da cozinha com você.

Vai ser uma festa!

 



O que você achou deste post?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)







Comentários

Mais populares