Mimos ecológicos e educativos para o Dia das Crianças

09 outubro 2012     Blog da Doural

Que tal aproveitar o Dia das Crianças para surpreender os pequenos com mimos ecológicos e educativos? Você pode garantir a diversão da criançada fazendo em casa o “jogo da velha” personalizado com materiais reciclados.

As peças são joaninhas e flores desenhadas sobre E.V.A. aplicadas nas tampinhas, mas você pode abusar da criatividade e fazer um especial para os meninos, com desenho de carrinho e bola de futebol, por exemplo. O tabuleiro é um retalho de feltro com pontinhos de tinta relevo para marcar as linhas, e a caixa-sacola é montada a partir da base da garrafa pet. Veja como é fácil:

 

Materiais:

. 1 garrafa pet; . E.V.A. nas cores vermelho e verde;
. 1 espaguete transparente (3 mm) de 15 cm; . Feltro amarelo ou a cor que a criança preferir;
. 1 caneta de tinta permanente; . Fio preto encerado;
. 1 tinta relevo nas cores preto, vermelho, amarelo e laranja; . 5 tampinhas vermelhas;
. 1 tesoura sem ponta; . 5 tampinhas verdes;
. 1 estilete; . Cola para E.V.A.

 

Montagem:

Caixa-sacola: com o estilete, corte a garrafa pet na horizontal 2 cm abaixo do rótulo. Com uma tesoura, faça picotes na vertical, nos gomos da garrafa (um sim, um não). O resultado serão cinco pétalas. Com a tesoura, arredonde a ponta das pétalas. Faça pontinhos com a tinta relevo, contornando todas as pétalas. A parte “solta” dos gomos decore com pintinhas feitas com a tinta relevo. Para produzir a alça, faça dois furos, fixe o espaguete e dê um nó por dentro. Na base da alça, amarre fitas de cetim formando um laço. Personalize a caixa-sacola colando uma flor e uma joaninha (veja como fazer abaixo) e escreva o nome do jogo com tinta relevo preta.

Peças do jogo: corte 10 círculos de E.V.A. branco com o mesmo diâmetro das tampinhas. Com o E.V.A. vermelho, corte 5 círculos (com o mesmo diâmetro das tampinhas) e, com a caneta de tinta permanente, desenhe uma joaninha. Para fazer as antenas, corte 3 cm de fio preto encerado e com a cola própria cole-as entre o E.V.A. e a superfície das tampinhas vermelhas. Com o E.V.A. verde, corte 5 círculos (com o mesmo diâmetro das tampinhas) e com a caneta de tinta permanente, desenhe uma flor. Utilizando as tintas relevo, pinte as pétalas de vermelho e o miolo de amarelo. Com a cola, fixe as flores sobre as tampinhas verdes.

Tabuleiro: Corte o feltro formando um quadrado de 15 x 15 cm. Desenhe os nove quadrados de 5 x 5 cm com tinta relevo vermelha, fazendo pontinhos.

Esse é um jogo pedagógico que ajuda no raciocínio lógico, além de ser um ótimo passatempo para toda família!

Fonte: M de Mulher

Fernando Assad Abdalla



O que você achou deste post?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)







Comentários

Mais populares