MACARRÃO INSTANTÂNEO: PENSE BEM ANTES DE 3 MINUTOS

30 julho 2015     Cozinha

Quem tem preguiça, pouco tempo ou nenhuma prática na cozinha conhece bem a facilidade do macarrão instantâneo. O popularmente conhecido “miojo” (é uma marca de macarrão instantâneo)  costuma ser a primeira opção para uma refeição mais rápida.  Em três minutos, um prato de comida pronto e temperado, sujando apenas uma panela.

Mas esse inocente macarrãozinho não é tão bonzinho quanto parece e mostra que pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava.

Segundo teste realizado com dez marcas do produto, pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), o tempero em pó de algumas marcas do produto tem quantidades de sódio e gordura acima das recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Também os altos índices de sal são conseqüências da fritura a que o macarrão é submetido para que possa ser cozido rapidamente depois.

 

Sal, macarrão instantâneo e hipertensão

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas, e o de sódio, 2 gramas. O sódio compõe 16% do produto – 0,8 gramas em cada pacotinho de tempero – isso porque a marca foi classificada com a menor quantidade de sódio. Há marcas com 2,32 gramas de sódio no tempero, que tem 8 gramas no total. A substância é um fator de risco para doenças cardíacas e hipertensão, além de aumentar a pressão arterial.

 

Outros problemas

Produtos deste tipo abusam do glutamato monossódico, utilizado como realçador de sabor. O glutamato é conhecido como uma substância viciante e pode causar reações adversas no organismo, mas tem o seu uso liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Especialistas já observaram que o uso em excesso do glutamato pode causar enxaquecas, dores de cabeça, náusea, queimação no peito e sudorese, além de outras reações.

 

No macarrão, a Pro Teste descobriu que o glutamato corresponde a quase 23% da formulação do produto. Além do excesso de sódio e glutamato monossódico na fórmula, o macarrão instantâneo tem quantidades enormes de gordura., por exemplo, tem 16 gramas de gordura em 85 gramas de alimento, quantidade correspondente a 29% da recomendação de consumo diário.

Fique sempre atento à composição dos alimentos no rótulo das embalagens!Leia sempre!

Se informe!

Uma ótima troca: Troque o macarrão instantâneo por macarrão convencional, de preferência integral!

Se o problema é o tempo,quando estiver em seus momentos vagos deixe pequenas porções pré-cozidas armazenadas em seu freezer!

Para os molhos, dê preferência à um molho caseiro de tomates, cebola, alho e ervas frescas!

espagueti

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica: faça uma boa quantidade e congele em forminhas de gelo.Use conforme a demanda.

 

Macarronada a lá Doural

 

Escorredor dobrável Joseph Joseph Verde

Por: R$ 72,00

escorredor

escorredor de macarrão dobrável

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colher para Macarrão com cabo em inox

Por: R$ 27,90

colher para macarrao

colher para macarrão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link: http://bit.ly/1GVL9s3

 

 

 

 



O que você achou deste post?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)




Leia também




Comentários

Mais populares