Etiqueta na mesa

24 junho 2015     Bar e Mesa

Saber se comportar a mesa, independente da ocasião e da companhia, é essencial e diz muito sobre você. Não dá para ser apresentada à família do par num almoço e não saber usar adequadamente talheres, taças ou guardanapo.

 

 

 

Então, aproveite as dicas de hoje do Blog da Doural.

 

 

Ordem dos talheres

 

 

 

[Arrumados pela ordem de uso: os que estiverem mais longe do prato são os primeiros a serem usados].

 

 

Peixes

 

O diferencial aqui é a faca de peixe, que tem um formato especial e vem sem serra, ideal para separar a delicada carne de peixe sem desmanchar o peixe. O garfo também é específico, com menos pontas. Detalhe: se for servir carne e peixe, o certo é ter os dois tipos de talher a mesa, tanto o garfo e faca de carne (mais perto do prato) quanto os talheres de peixe (mais para fora, pois devem ser usados primeiro).

 

talher peixe

 

 

 

Frutos do mar

 

Nos almoços e jantares mais sofisticados, são usados talheres específicos para estes pratos, como por exemplo: garfo para lagosta, pinça e garfo para escargot e garfo para ostras.

 

Sobremesas

 

Existem talheres específicos para cada tipo de sobremesa. Para as frutas, a faca, para bolos, tortas e sobremesas secas use o garfo e para as mousses, sorvetes, cremes, gelatinas e doces com caldas use a colher.

 

Ordem dos pratos

 

Primeiro, claro, vem as entradas, que devem ser consumidas no prato de couvert, que fica acima e a esquerda, acompanhado da faca de manteiga. As vezes ele pode ser substituído pela terrina para consomê ou prato de sobremesa em cima do prato principal, dependendo da entrada.

Se houver sopa, é o segundo prato a ser servido. Em seguida o prato principal e por último, a sobremesa.

 

Copos e taças

 

Os copos e  taças sempre são organizados do maior para o menor, na seguinte ordem (se for servir todas as opções): água (o maior de todos), vinho tinto e vinho branco. Se houver brinde com espumante, use a taça flute, que fica entre a de água e a de vinho tinto.

 

 

Taça azul

 

 

 

 

Guardanapo

 

Pode ficar arrumado no centro do prato ou a esquerda, depois dos garfos. Se o jantar for seu, aproveite para usar argolas ou criar dobraduras para deixar a arrumação do guardanapo mais bonita.

 

 

Refeição sem fazer feio

 

Agora que você já sabe como arrumar uma mesa bem sofisticada, não se esqueça de que há algumas regrinhas na hora de usar os talheres também:

 

faqueiro



O que você achou deste post?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)







Comentários

Mais populares